Sou natural de Apodi, interior do Rio Grande do Norte. Estudei a maior parte da minha vida em escolas públicas e, em 2011, ingressei no curso de Química Licenciatura na Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN). No terceiro período, iniciei minha participação como aluno voluntário de Iniciação Científica (IC), realizando análises físico-químicas de água como integrante do projeto Água Azul, coordenado, entre outros, pelo professor Dr. Luiz Di Souza (in memoriam).
Durante a graduação, participei de outros projetos de IC e de vários congressos científicos, onde tive a oportunidade de apresentar resultados das pesquisas, e é aqui que se inicia minha trajetória na catálise, pois passei a frequentar congressos voltados para a mesma. Em 2015, concluí minha graduação, sob orientação da professora Dra. Anne Gabriella e coorientação do professor Dr. Luiz Di Souza.
Em 2016, iniciei o mestrado no Programa de Pós-Graduação em Ciências Naturais da UERN (PPGCN-UERN), novamente sob orientação da professora Dra. Anne Gabriella e coorientação do professor Dr. Vinícius Patrício. Minha dissertação teve como título “Síntese em pH fixo e aplicação de Al/SBA-15 no craqueamento de óleos vegetais”. Durante o mestrado, tive a oportunidade de realizar parte das atividades na Argentina, em parceria com o professor Dr. Karim Sapag, da Universidade Nacional de San Luis (UNSL). Lá, aprofundei meus conhecimentos na caracterização de propriedades texturais de materiais mediante adsorção de gases em diferentes temperaturas, uma experiência que foi extremamente enriquecedora tanto no aspecto pessoal quanto acadêmico.
Em 2019, fui aprovado no doutorado em Química na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), tendo como orientadora a professora Dra. Sibele Pergher e como coorientadora a professora Dra. Anne Gabriella. Naquele momento, senti que estava realizando um sonho: ter como orientadora uma pesquisadora que sempre admirei e, como coorientadora, aquela que foi minha incentivadora para começar a trajetória acadêmica. Minha tese de doutorado teve como título “Estudo de réplicas de materiais mesoporosos obtidos a partir de hard template, usando como molde de estrutura CMK-3”.
Entretanto, nem tudo foi fácil. Ainda em 2019, teve início a pandemia da COVID-19, o que obrigou a migração para o home office por boa parte do período de doutorado. Entre 2021 e 2022, retornei ao laboratório, dando continuidade aos experimentos. Em 2023, finalizei o doutorado e, desde então, continuo na UFRN como pesquisador no Laboratório de Peneiras Moleculares (LABPEMOL), coordenado pela professora Dra. Sibele Pergher.
Ao longo dessa caminhada, construí muitas amizades e conheci pessoas admiráveis, que me inspiram até hoje. Espero seguir na carreira acadêmica, desafiadora e ao mesmo tempo tão bonita. Sei que estou apenas começando minha trajetória como pesquisador e que ainda há um longo caminho a percorrer, mas estou determinado a me manter motivado, sempre buscando inspiração nos melhores exemplos.