Accessibility Tools

12 09 Regional 3 André Leopoldo NoticiaAgradeço à SBCat a oportunidade de me apresentar a vários da comunidade catalítica. Natural de São Luís-MA, sou um de três filhos de uma professora e um marceneiro. Fiz o curso técnico em Metalurgia no então CEFET-MA (hoje IFMA) e logo depois decidi prestar vestibular para Química Industrial na Universidade Federal do Maranhão (UFMA).
Durante a graduação até iniciei uma IC em mineralogia, mas tinha mais interesse em estágios para ver o que via na sala de aula sendo aplicado. Meu primeiro estágio foi no laboratório de controle de qualidade da empresa de abastecimento de água do estado (antiga CAEMA) e depois fiz outro em um laboratório de controle de qualidade da antiga Oleama, que fabricava de domissanitários, produtos de higiene pessoal e fazia o refino de óleo de babaçu para alimentação, onde fui efetivado quando concluí a graduação em 2001.

Então veio a inquietação de, até por não ter feito IC, querer muito fazer pós-graduação e saber o que é ser um pesquisador. Uma grande amiga desde a graduação e com quem trabalhava, Profa. Janiciara Botelho (IFPI – Parnaíba), tinha o mesmo pensamento e aí veio uma grande e acertada decisão. Decidimos pedir demissão e partimos para a UFSCar onde fomos aprovados no PPG-EQ. Não tinha orientador definido, mas ao ler a linha de pesquisa do Prof. José Mansur Assaf, soube que era aquilo que buscava e Mansur topou me orientar. Assim entrei no LabCat e virei catalítico onde fiz Mestrado e Doutorado também sob orientação do Mansur. No mestrado estudei catalisadores de (CoMg)O para reações de Oxidação Parcial e Reforma de Metano com CO2 e no doutorado estudei o efeito da adição de metais nobres à catalisadores Cu/CeO2 em reação de deslocamento gás-água. Como toda mudança, foi difícil no início, mas aprender a preparar, caracterizar e testar os catalisadores realmente me encantou.
No LabCat, também conheci a Profa. Sania Maria de Lima (UNIFESP) com quem viria me casar. Sania e o Dr. Joelmir Augusto Costa Dias (Petrobras), amigo e compadre, eram também orientados do Mansur quando cheguei e me ajudaram bastante em meu início no Mestrado.

Concluído o doutorado, novos ares e nova cidade. Fui trabalhar como pesquisador contratado no Laboratório de Catálise – LACAT – do INT em um projeto de produção de hidrogênio para célula a combustível em reatores compactos com o Dr. Fábio Bellot Noronha, com quem aprendi muito, e em parceria como Prof. Xenophon Verykios (University of Patras). Tive também a oportunidade de trabalhar em parceria com o Prof. Krijn de Jong (University of Utrecht) estudando a influência do tamanho de partículas de Co em reação de Reforma a Vapor do Etanol entre outros trabalhos em parceria.
No INT encontrei uma excelente estrutura e ambiente de trabalho com pesquisadores de primeira linha e pude fortalecer minha formação como pesquisador e pessoa.

Em 2011, meu grande amigo e compadre, Dr. Robson Pablo Sobradiel Peguin me informou que havia uma oportunidade na Braskem onde ele já trabalhava como pesquisador. Apliquei para a vaga e, selecionado, iniciei minha carreira na Braskem onde atuo até hoje. Desde então, tenho tido a felicidade de ser liderado e trabalhado em parceira com a Dra. Jaildes Marques Britto atuando na Engenharia de Processos como especialista em Catálise e minha sólida formação acadêmica me permite desenvolver meu trabalho em diversos processos como Hidrogenação Seletiva e Total, HDT, Reforma Catalítica, Isomerização, Oligomerização, Alquilação, Abatimento de Contaminantes. Hoje tenho a oportunidade de interagir com profissionais de muita experiência e conhecimento dos maiores fabricantes de catalisadores e adsorventes podendo discutir quais as melhores tecnologias disponíveis no mercado para nossos processos.

Tive a sorte de em minha vida profissional encontrar pessoas de excelência técnica, mas que também me fizeram crescer pessoalmente. Acredito que toda oportunidade de aprender é importante e é o que tento fazer sempre.

Topo